A sexta-feira, 23 de maio, será marcada por condições de tempo severo no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A atuação de uma frente fria, combinada com o forte transporte de umidade do oceano para o continente, mantém as regiões em risco para chuva volumosa.
De acordo com o mapa de risco abaixo, as cidades do litoral norte paulista e da Costa Verde fluminense estão na rota da chuva mais intensa áreas em roxo no mapa onde há risco de tempestades (temporal + chuva volumosa). Para áreas em vermelho a chuva também chega, com alerta para temporais.

Figura 1- Mapa de risco para temporais nesta sexta-feira 23 de maio de 2025.
Maiores acumulados pontuais de chuva previstos – Rio de Janeiro
-
Paraty: 60 mm
-
Angra dos Reis: 60 mm
-
Rio de Janeiro (capital): 25 mm
-
Nova Iguaçu: 25 mm
Maiores acumulados pontuais de chuva previstos – São Paulo
-
Ubatuba: 60 mm
-
São Sebastião: 25 mm
-
Caraguatatuba: 25 mm
-
Ilhabela: 25 mm
O mapa hidrometeorológico divulgado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) reforça o alerta para toda a Costa Verde, com previsão de chuva persistente e volumosa. As cidades de Paraty e Angra dos Reis estão entre as que terão os maiores acumulados no estado.

Fonte: INEA
Risco de ressaca
Além da chuva intensa, há previsão de ressaca no litoral entre Ubatuba (SP) e Arraial do Cabo (RJ). O mar ficará bastante agitado, com ondas que podem chegar a até 2,5 metros de altura, impactando a navegação e oferecendo risco às atividades costeiras e embarcações de pequeno porte.
Motivo da instabilidade
O cenário de tempo severo está sendo causado pelo deslocamento de uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas e o aumento da umidade em toda a faixa leste dos dois estados. A configuração dos ventos pós agem do sistema também contribui para a intensificação da chuva e do mar agitado.
Tendência para o fim de semana
No sábado, a frente fria começa a se afastar, mas o tempo permanece instável, com possibilidade de chuva fraca a moderada, principalmente no litoral fluminense. Em São Paulo, o tempo vai permanecer instável mas com chuva perdendo intensidade em comparação essa sexta-feira.